top of page

Dinosaur dinosaur: o que são e como aprender sobre os dinossauros

  • venjaseppecalrai
  • Aug 26, 2023
  • 7 min read


Dinosaur Dinosaur: Tudo o que você precisa saber sobre essas criaturas incríveis




Os dinossauros estão entre os animais mais fascinantes que já viveram na Terra. Eles eram um grupo diversificado de répteis que dominaram o planeta por mais de 160 milhões de anos, desde o período Triássico até o final do período Cretáceo. Eles variavam em tamanho, desde minúsculas criaturas emplumadas até gigantescos herbívoros de pescoço comprido. Eles se adaptaram a vários ambientes e climas, de desertos a florestas e oceanos. Eles também exibiam uma variedade de comportamentos e estilos de vida, de caçadores solitários a rebanhos sociais e planadores voadores. Neste artigo, exploraremos alguns dos aspectos mais importantes dos dinossauros, como seus tipos, fatos, extinção, fósseis e museus.




dinosaur dinosaur



Tipos de Dinossauros




Os cientistas identificaram milhares de espécies de dinossauros com base em seus fósseis. Eles os classificam em diferentes grupos de acordo com sua anatomia, principalmente a estrutura do quadril. Os dois grupos principais são os saurísquios (com quadris de lagarto) e os ornitísquios (com quadris de pássaro). Dentro desses grupos, existem muitos subgrupos que refletem características e relacionamentos mais específicos. aqui estão alguns exemplos:


  • saurópodes: Estes foram os maiores animais terrestres de todos os tempos. Eles tinham pescoços e caudas longos, corpos maciços e quatro pernas semelhantes a pilares. Eles eram principalmente herbívoros e viviam em rebanhos. Alguns saurópodes famosos incluem Brachiosaurus, Apatosaurus, Diplodocus e Titanosaurus.



  • Terópodes: estes eram principalmente dinossauros carnívoros que andavam sobre duas pernas. Eles tinham dentes e garras afiadas, mandíbulas poderosas e muitas vezes penas. Eles variavam em tamanho, do tamanho de uma galinha ao tamanho de um ônibus. Alguns terópodes famosos incluem Tyrannosaurus rex, Velociraptor, Allosaurus e Archaeopteryx.



  • ceratopsianos: estes eram dinossauros com chifres e folhos que eram principalmente herbívoros. Eles tinham grandes cabeças com projeções ósseas e bicos. Muitas vezes viviam em bandos e se defendiam dos predadores com seus chifres.Alguns ceratopsians famosos incluem Triceratops, Styracosaurus, Protoceratops e Psittacosaurus.



  • Anquilossauros: estes eram dinossauros blindados que eram herbívoros. Eles tinham placas ósseas grossas cobrindo suas costas e caudas. Alguns também tinham pontas ou tacos em suas caudas para defesa. Eles eram baixos e de quatro patas. Alguns ankylosaurus famosos incluem Ankylosaurus, Euoplocephalus, Nodosaurus e Pinacosaurus.



  • estegossauro: estes eram dinossauros com placas e pontas que eram herbívoros. Eles tinham fileiras de placas ósseas ao longo de suas costas e espinhos em suas caudas. Eles tinham quatro patas e cabeças pequenas. Alguns estegossauros famosos incluem Stegosaurus, Kentrosaurus, Huayangosaurus e Gigantspinosaurus.

Fatos sobre dinossauros




Existem muitos fatos surpreendentes sobre os dinossauros que podemos aprender com seus fósseis e outras fontes. Aqui estão alguns deles:


  • A palavra dinossauro significa "lagarto terrível": O termo dinossauro foi cunhado pelo paleontólogo britânico Richard Owen em 1842. Ele o derivou das palavras gregas deinos (terrível) e sauros (lagarto). No entanto, os dinossauros não são lagartos, mas um ramo separado de répteis.



  • O maior dinossauro foi o argentinossauro: Argentinossauro foi um saurópode que viveu na Argentina há cerca de 95 milhões de anos. Estima-se que tivesse cerca de 40 metros (131 pés) de comprimento e 80 toneladas (176.000 libras) de peso. É o animal terrestre mais pesado conhecido pela ciência.



  • O menor dinossauro foi o Microraptor: Microraptor era um terópode que viveu na China há cerca de 120 milhões de anos. Tinha cerca de 40 centímetros (16 polegadas) de comprimento e pesava cerca de 1 quilograma (2,2 libras). Tinha quatro asas e podia voar ou planar.



  • O dinossauro mais rápido foi Ornithomimus: Ornithomimus foi um terópode que viveu na América do Norte há cerca de 70 milhões de anos. Tinha cerca de 4 metros (13 pés) de comprimento e pesava cerca de 150 kg (330 libras). Podia correr até 70 quilômetros por hora (43 milhas por hora), mais rápido que um avestruz.



  • O dinossauro mais antigo foi o Eoraptor: Eoraptor foi um terópode que viveu na Argentina há cerca de 231 milhões de anos. Tinha cerca de 1 metro (3 pés) de comprimento e pesava cerca de 10 quilos (22 libras). É um dos primeiros dinossauros conhecidos, datando do período Triássico.



extinção dos dinossauros




Uma das questões mais intrigantes sobre os dinossauros é por que eles foram extintos. A teoria mais amplamente aceita é que um enorme asteróide ou cometa atingiu a Terra há cerca de 66 milhões de anos, causando uma catástrofe global que destruiu a maior parte da vida no planeta, incluindo os dinossauros. Este evento é conhecido como limite Cretáceo-Paleogeno (K-Pg) ou limite Cretáceo-Terciário (K-T).


O impacto do asteroide ou cometa criou uma enorme cratera na Península de Yucatán, no México, conhecida como cratera Chicxulub. Também desencadeou grandes terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis, incêndios florestais e nuvens de poeira que bloquearam o sol por meses ou anos. O clima mudou drasticamente, tornando-se mais frio e seco. As plantas e animais que dependiam dos dinossauros para alimentação ou proteção também morreram. Apenas algumas espécies sobreviveram, como crocodilos, tartarugas, pássaros, mamíferos e insetos.


A extinção dos dinossauros marcou o fim da era Mesozóica e o início da era Cenozóica. A era Cenozóica também é conhecida como a Era dos Mamíferos, porque os mamíferos se diversificaram e se tornaram os animais terrestres dominantes depois que os dinossauros desapareceram. fósseis de dinossauros




Fósseis de dinossauros são restos preservados ou impressões de dinossauros. Eles são a principal fonte de informações sobre essas criaturas antigas. Eles podem nos contar sobre sua aparência, anatomia, comportamento, dieta, ambiente e evolução. Eles também podem nos ajudar a datar os períodos e eventos geológicos da história da Terra.


Fósseis de dinossauros se formam quando um dinossauro morre e seu corpo é enterrado por sedimentos, como areia, lama ou cinzas vulcânicas. Com o tempo, o sedimento endurece em rocha e os ossos de dinossauro são substituídos por minerais.Às vezes, outras partes do dinossauro, como pele, penas ou ovos, também são preservadas. Estes são chamados de fósseis de tecidos moles. Ocasionalmente, o dinossauro deixa para trás um rastro de sua atividade, como uma pegada, uma marca de mordida ou um coprólito (esterco fossilizado). Estes são chamados de vestígios fósseis.


Fósseis de dinossauros são encontrados em todo o mundo, mas algumas regiões são mais ricas neles do que outras. Alguns dos locais de fósseis de dinossauros mais famosos estão na China, Mongólia, Argentina, Brasil, Canadá, EUA, Reino Unido, França, Alemanha e Austrália. Alguns dos fósseis de dinossauros mais famosos são Sue (um Tyrannosaurus rex), Lucy (um Australopithecus afarensis), Archaeopteryx (um dinossauro emplumado) e Diplodocus carnegii (um saurópode com o nome de Andrew Carnegie).


Museus de dinossauros




Os museus de dinossauros são lugares onde as pessoas podem ver e aprender sobre fósseis e modelos de dinossauros. Eles são importantes para educação e pesquisa, pois mostram a diversidade e a história da vida na Terra. Eles também inspiram curiosidade e admiração em visitantes de todas as idades.


Existem muitos museus de dinossauros em todo o mundo, mas alguns são mais famosos e impressionantes do que outros. Aqui estão alguns dos melhores para visitar:


  • O Museu Americano de História Natural: Localizado na cidade de Nova York, EUA, este museu possui uma das maiores e mais abrangentes coleções de fósseis de dinossauros do mundo. Tem mais de 600 espécimes em exibição, incluindo um Tyrannosaurus rex, um Apatosaurus, um Triceratops e um Stegosaurus.



  • O Museu de História Natural: Localizado em Londres, Reino Unido, este museu possui uma impressionante coleção de fósseis e modelos de dinossauros. Possui mais de 300 espécimes em exibição, incluindo um Diplodocus, um Iguanodon, um Stegosaurus e um Baryonyx.



  • Museu Real Tyrrell: Localizado em Drumheller, Alberta, Canadá, este museu é dedicado à paleontologia e aos dinossauros. Tem mais de 130 espécimes em exibição, incluindo um Albertosaurus, um Gorgosaurus, um Centrosaurus e um Corythosaurus.



  • O Museu Nacional dos Dinossauros: Localizado em Camberra, na Austrália, este museu possui a maior coleção de fósseis e modelos de dinossauros da Austrália. Tem mais de 50 espécimes em exibição, incluindo um Muttaburrasaurus, um Minmi, um Coelophysis e um Velociraptor.



  • O Museu dos Dinossauros de Zigong: Localizado em Zigong, Província de Sichuan, China, este museu foi construído no local de uma grande descoberta de fósseis de dinossauros. Tem mais de 200 espécimes em exibição, incluindo um Mamenchisaurus, um Omeisaurus, um Shunosaurus e um Yangchuanosaurus.



Conclusão




Os dinossauros são criaturas incríveis que cativaram nossa imaginação por séculos. Eles eram animais diversos e bem-sucedidos que governaram a Terra por milhões de anos. Eles deixaram para trás muitos fósseis que revelam seus segredos e mistérios. Eles também inspiraram muitos museus que exibem sua beleza e majestade. Os dinossauros não são apenas parte do nosso passado, mas também parte da nossa cultura e futuro.


Se você quiser aprender mais sobre os dinossauros, visite alguns dos sites abaixo ou leia alguns dos livros abaixo. Você também pode assistir a alguns dos filmes ou documentários abaixo ou jogar alguns dos jogos abaixo. Você também pode visitar alguns dos museus acima ou ingressar em alguns dos clubes ou sociedades abaixo. Existem muitas maneiras de curtir e apreciar os dinossauros!


perguntas frequentes




  • Os dinossauros ainda estão vivos?Sim e não. A maioria dos dinossauros foi extinta há 66 milhões de anos devido ao impacto de um asteroide. No entanto, alguns dinossauros evoluíram para pássaros e sobreviveram ao evento de extinção. As aves são consideradas dinossauros vivos pelos cientistas.



  • Qual foi o primeiro dinossauro?O primeiro dinossauro foi provavelmente Eoraptor ou Herrerasaurus. Eles viveram na Argentina há cerca de 231 milhões de anos, durante o período Triássico. Eram pequenos carnívoros bípedes que pareciam lagartos.



  • Qual foi o maior dinossauro?O maior dinossauro foi o argentinossauro. Foi um saurópode que viveu na Argentina há cerca de 95 milhões de anos, durante o período Cretáceo.Tinha cerca de 40 metros (131 pés) de comprimento e 80 toneladas (176.000 libras) de peso.



  • Qual foi o menor dinossauro?O menor dinossauro era o Microraptor. Foi um terópode que viveu na China há cerca de 120 milhões de anos, durante o período Cretáceo. Tinha cerca de 40 centímetros (16 polegadas) de comprimento e 1 quilograma (2,2 libras) de peso.



  • Qual foi o dinossauro mais inteligente?O dinossauro mais inteligente foi provavelmente o Troodon. Foi um terópode que viveu na América do Norte e na Ásia há cerca de 75 milhões de anos, durante o período Cretáceo. Ele tinha um cérebro grande em relação ao tamanho do corpo e pode ter sido capaz de usar ferramentas e se comunicar.



0517a86e26


 
 
 

Recent Posts

See All

Commentaires


TO CONTACT OUR RENTAL OR SALES TEAM 

PLEASE CALL OR EMAIL US:

Tel: 123-456-7890

Email: info@mysite.com

Fax: 123-456-7890

500 Terry Francois Street

San Francisco, CA 94158

© 2023 by Colton Properties. Proudly created with Wix.com

ALTERNATIVELY YOU CAN FILL

IN THE FOLLOWING CONTACT FORM:

Thanks for submitting!

bottom of page